Inspiração provençal...

Como não gostar de um estilo tão encantador como o provençal? Nascido em Provença, França, pela necessidade camponesa de ter móveis parecidos com os da alta sociedade, artistas de mão cheia e inspiradores, trouxeram para os menos abastados,  uma mistura de gesso e cola (gessocré) para fazer os detalhes na madeira, escondendo os defeitos da madeira de qualidade inferior e enriquecendo assim a decoração. 

Imagem: www.trustyourstyle.com

Romântico, elegante e delicado. Estilo de bom gosto e que ainda tem por arte explorar e tranformar a madeira como não se vê em outros estilos. Nesta foto, podemos ver que os móveis tem um tom mais neutro, dando um ar mais envelhecido.

Imagem: casamenteiras.com.br
Olha este quarto com escrivaninha que luxuoso. Os estofados das cadeiras podem ter estampas de flores, mas bem pequenas e delicadas. Todo detalhe aparece com vigor e perfeição nos móveis ou contornando espelhos e armários envidraçados.

Imagem: casamenteiras.com.br
Para uma quarto maior, estas cores neutras, bem clarinhas ficam ótimas. Aqui ainda podemos ver mesinhas baixas, poltronas antigas e confortáveis, armário com espelho centralizado e o lustre. Os lustres, do tipo candelabro (com vários pontos de luz), fazem parte deste estilo e podem aparecer em vários outros ambientes.

Imagem: degustablog.blogspot.com.br
 O predominante branco dos móveis traz leveza ao espaço e a pátina vira a bola da vez, quando se quer mostrar a idade dos móveis. Se não conseguir o efeito naturalmente, hoje, pode ser feito com tinta própria para envelhecer os móveis.
Imagem: degustablog.blogspot.com.br
Os banheiros ficam lindos com bancadas neste estilo. Hoje, o estilo provençal guarda recordações e é responsável pelo resgate de uma decoração secular, muito bem compreendida. Repare que nesta bancada temos abajures para deixar o ambiente mais luxuoso.

Imagem: pimdecor.blogspot.com.br
O provençal remete a uma vida simples no campo, mas com conforto e muita sutileza na decoração. Para quartos de bebês é uma escolha bem vinda, deixa o quarto aconchegante e inspirador.

Imagem: myhomemysweetspace.blogspot.com.br
Que tal essa penteadeira. Minha avó tinha uma, linda, neste estilo, mas com um espelho só que pegava a cômoda toda. Bom, esta tem uma gaveta centralizada e espelhos colocados de forma estratégica para enxergar o rosto todo. Como se não bastasse, os detalhes receberam tinta dourada.

Imagem: www.lojaskdblog.com.br
Esta cozinha é tudo de bom. Simples, bonita, com madeira até na bancada, para combinar com as vigas de madeira do teto. O branco dos armários inferiores destacam o piso rústico de pedra e o acabamento das madeiras.

Imagem: www.lojaskdblog.com.br
O quarto também pode ser assim, alegre, com papel de parede estampado. Deixar os móveis mais neutros ou brancos faz com que as outras cores apareçam sem impactar ou poluir demais o ambiente. O efeito patinado destes móveis está lindo, leve e até dá para confundir a idade dos móveis.

Espero que gostem! Comentem!
Beijos!

0 Comentários