Vintage X Retrô

Fala-se muito em Vintage e Retrô. Mas é preciso entender a diferença. O estilo Vintage é antigo, das décadas entre 1920 e 1960. Ele é originalmente colorido, as peças e os móveis tem pelo menos 20 anos e uma linguagem bem particular. Imagina! Já o Retrô é uma peça nova com as características das épocas antigas do Vintage. Entendeu? Por isso é difícil distinguir um do outro. O vintage é o antigo original e o retrô é o novo com jeitinho antigo, se é que posso dizer assim.
Mas vamos deixar de formalidades e nos divertir com os ambientes antigos, coloridos e muito explorados nas casas de hoje.
Imagem: www.fernandorigotti.com
Olha que legal esta decoração de meados dos anos 50 e 60, tipicamente americano. Gaveteiro baixo com pés, televisão antiga e cadeiras torneadas. A madeira é um material presente e de qualidade para a produção das décadas mais antigas.
Imagem: http://miscelanea9l.blogspot.com.br
Esta sala tem o piso quadriculado e estofados de cores fortes. Uma combinação excelente para o estilo vintage.
Imagem: http://miscelanea9l.blogspot.com.br
Essa é o tipo de cozinha que fica na memória da gente. Uma decoração simples, rica em história e muito atual.
Imagem: http://ligiabattezzati.blogspot.com.br
Adorei esta combinação de cores. Uma boa idéia para você que tem móveis antigos e não sabe como repaginá-los. Os móveis quando conservados deixam o ambiente mais bonito e clássico, mostrando que nem sempre o tempo é o inimigo da beleza das formas.
Imagem: http://acervodeinteriores.com.br
Veja estes móveis: linhas retas, desenhos geométricos e a pureza da madeira em formas ligeiramente torneadas. Cada época, uma expressão e hoje utilizamos dessa expressão antiga para transformar e compor nossas casas. Móveis antigos modernos ontem, hoje e quanto tempo mais for necessário.
Imagem: http://naturezafeminina.zip.net
Esta sala tem um mistura de estilos. Ela tem o estilo vintage, retrô e moderno no mesmo ambiente. O espelho na parede amplia a sala e multiplica as cores fortes dessa decoração.
Imagem: http://casadebora.blogspot.com.br
Ousar nas cores dos móveis e das paredes cria contrastes e uma combinação inusitada na decoração. Fuja das regras e coloque cadeiras diferentes na sala de jantar.
Imagem: http://decoracaofacil.com
Esta escrivaninha tem um charme só dela. Especialmente vintage, ela vem com pernas metálicas típicos da moda antiga.
Imagem:http://gifyts.com.br
O retrô vem com força principalmente em poltronas com design assinado. A escrivaninha e a mesinha de centro são as peças-chaves desta sala. Veja os pés pontiagudos dos móveis, detalhe particular dos móveis vintage.


Imagem: http://casadebora.blogspot.com.br
E quem já não viu dessas cadeiras por aí? Veja que esta sala também tem uma mistura discreta da estilos. Mesa, cadeiras e aparador lindo vintage contrastam com o abajur vermelho de vidro. Toques sutis e bem humorados para uma sala de jantar estilosa.
Imagem: http://gifyts.com.br
Uma das características do estilo retrô são os móveis baixos e largos. Nesta sala, o piso de madeira pintado de preto destaca a cor exuberante e chamativa dos móveis.
Imagem: http://www.casabrasil.com.br
Olha outra cozinha aí. Geladeira e fogão de época, esta cozinha tem uma simplicidade única reforçada pelos armários e gazetas de cores fortes. Os móveis de antigamente duravam mais, por isso ainda encontramos exemplares originais em brechós e antiquários.

2 Comentários

  1. muito bom o teu trabalho!!!!!!!!!! amo vintage, altas dicas pro meu cantinho. tanck's!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia! Obrigada, que bom que a postagem foi útil! Beijos

    ResponderExcluir