Reciclando, reutilizando, reaproveitando, reduzindo...

Vou comentar a fórmula dos 4 Rs: Reciclar, Reutilizar, Reaproveitar e Reduzir, em etapas, porque é assunto extenso, com muitas idéias. Reciclando, os materiais podem ser reutilizados, pois ganham novos usos, reaproveitando suas qualidades e reduzindo o lixo enviado à natureza. É a última moda e por isso não posso deixar este assunto de lado. Na arquitetura, a reciclagem transforma os materiais para novas funções. Madeira de demolição, tijolos e telhas podem ser reaproveitados quando tirados com cuidado da velha construção. Na decoração, a criatividade transforma caixotes de feira, cavaletes, garrafas de vidro e janelas em obras de arte muito funcionais.

Imagem: fazendoeacontecendocomate.blogspot.com.br
Várias novas formas de utilização de artigos na decoração: vasinhos para talheres, garrafas como luminárias latinhas na parede para as colheres e facas maiores e caixotes de madeira empilhados formando estantes.

Imagem: decoreseu.blogspot.com.br
Os discos de vinil são ótimos materiais para decorar. Eles podem ser pintados de branco ou da cor de sua preferência, revestidos com papéis ou tecidos e formas divisórias  de ambientes como nesta foto.

Imagem: viladoartesao.com.br
A banheira antiga virou um lindo sofá. Cortada, ela ficou diferente e ganhou uma nova utilidade. Personalização que você pode adotar usando criatividade sem medo de impressionar.

Imagem: reciclaedecora.com
A bicicleta também pode ser reaproveitada. A bicicleta esconde a tubulação da pia e seu cestinho guarda as toalhas. Para quem não sabe o que fazer com aquela bike que está velha, basta pintá-la para integrá-la em algum ambiente.

Imagem: popupfashion.com.br
Outros caixotes: estes foram pintados, ficaram brilhantes e bonitos. Receberam pezinhos cromados para ficar mais charmosos e para facilitar a limpeza da sala. Lindo não é?

Imagem: arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com.br
Os caixotes são versáteis, fáceis de serem encontrados, deixam a decoração mais barata e são muito funcionais. Podem ficar rústicos como estes, ou podem ser tratados e pintados. Vai necessidade de cada planejamento decorativo e visual.

Imagem: fazendoeacontecendocomate.blogspot.com.br
Este banheiro tem latinhas estampadas com motivos florais presos em um suporte de madeira, para guardar as toalhas. Veja que as cores das toalhas combinam com as cores da decoração do banheiro (parede e flores).

2 Comentários

  1. Maravilhoso espaço para incentivo e observação de projetos com material reciclável... Ameiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir